CONVERSAS NÁUTICAS 2017

INÍCIO ASSOCIAÇÃO NOTÍCIAS

No passado dia 4 de abril teve lugar na ENIDH mais uma conferência integrada no Ciclo de Conversas Náuticas 2017, organizadas pelos Alumni.  Desta vez sob o tema Energia.

 

Para debater este tema contou-se com ilustres representantes das três maiores petrolíferas a operar em Portugal; Armando Oliveira (Repsol), Pedro Oliveira (BP) e Rui Reis (Galp) e, mais uma vez,  com um convidado de renome, Mira Amaral, ex-ministro da Industria e Energia (presentemente SPI).

 

O primeiro orador, Rui Reis, focou o caminho que se prevê para a energia tanto global como no mercado Ibérico e destacou os novos desafios no transporte marítimo com a imposição dos limites de Enxofre nas ECAs e a partir de 2020 em todo o planeta. Pedro Oliveira fez uma análise das quatro principais leis que irão ditar a evolução dos preços do petróleo no futuro e a forma como atuarão as empresas do setor dentro da instabilidade própria do mercado petrolífero. Armando Oliveira assentou a sua apresentação na continuação da predominância dos combustíveis fosseis e nos desafios que as regulamentações de controlo da emissão de gases impõem de forma cada vez mais apertada, mencionando o consequente inicio do crescimento do consumo da gasolina em detrimento do gasóleo. Por fim, Mira Amaral focou a sua apresentação as limitações das energias alternativas para produção de eletricidade, sobretudo, do ponto de vista económico e destacou outro tema não menos relevante: a importância do transporte marítimo e ferroviário para o futuro da economia do país, pois este está demasiado dependente do transporte rodoviário.

 

As questões colocadas no final proporcionaram um debate bastante interessante que permitiu reflecções sobre os assuntos apresentados pelos oradores.

 

As boas vindas foram dadas pelo presidente da ENIDH Luis Baptista e a apresentação dos oradores e a moderação do debate final esteve a cargo de Rui Carvalho, formado em Engenharia de Máquinas pela ENIDH e professor no ISCTE.

 

Tal como na primeira conferência, o interesse e a importância foram evidenciados pela assistência que encheu o auditório e participou ativamente e, como foi referido devido ao posicionamento da Península Ibérica no mundo e na Economia do Mar a ENIDH tem um papel importante e uma oportunidade a agarra.

 

Mais uma vez, mesmo com o reconhecido valor e qualidade dos oradores, as expectativas foram ultrapassadas. Assim, os Alumni da ENIDH, agradecem a sua disponibilidade e as suas brilhantes apresentações que permitiram a continuação do enorme sucesso do Ciclo de Conversas Náuticas.

 

Bem hajam!

LIGAÇÕES ÚTEIS
COMM
ENIDH
NEWSLETTER
Copyright © ALUMNI Escola Náutica Infante D.Henrique 2016 Desenvolvimento e Design : iconO2